Bom, mas vamos ao que interessa, A COPA DO MUNDO DE FUTEBOL!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Desde que o anúncio de que a copa seria na África do Sul todo mundo ficou ansioso para ver o que o continente africano nos traria. De fato é impossível ficarmos arrependidos da escolha, pois desde os preparativos só temos surpresas agradáveis.
Durante o show de abertura eu realmente fiquei emocionado, não pelas atrações, mas pelo ambiente e por toda história que envolveu aquele momento.
É impossível acreditar que aquele povo totalmente feliz e cheio de orgulho de recepcionar o mundo durante um mês, há 16 anos saía do pior període de segregação racial já visto no mundo contemporâneo.
Depois de toda humilhação, toda violência, todo tipo de absurdo ocorrido naquele país, hoje a população da África do Sul levanta sua cabeça e vai às ruas fazer um vuvuzelaço pra recepcionar os Bafana Bafana e mostrar todo orgulho que os africanos possuem de poder sediar a copa.
O ponto mais alto do show foi ver um dos ícones da libertação sulafricana que lutou com Nelson Mandela no palco, Desmond Tutu entrou dançando no palco como um garoto de dez anos que acabou de ganhar sua primeira bola, e totalmente vestido de Bafana Bafana, falou para todo o seu povo, um homem que há vinte anos atrás não podia citar sequer dar uma palavra soltou a voz e abrilhantou mais ainda a comemoração. Tutu trouxe um mensagem de alegria e empolgação, mostrando a todos que aquele momento é um dos mais especias já vividos por seu país, e terminou com a frase mais importante da luta contra o apartheid: Perdoar sempre, esquecer jamais!!!
Esse sem dúvida será a maior copa que já houve e me arrisco dizer até que é a maior dentre as que virão, pois não se trata de brilhantismo esportivo, luxuosos hotéis e estádios épicos, se trata da vitória de um povo que chegou a andar de cabeças abaixadas por onde passava, é uma vitória que nunca será e nunca deve ser esquecida nem pelo povo africano e nem pelo mundo.
Deixo meus agradecimento ao povo africano pela ótima recepeção ao mundo e deixo minha homenagem pela coragem e força desse povo que é o berço da humanidade.
Deixo também minhas condolências ao herói Nelson Mandela que perdeu uma sobrinha em um trágico acidente de automóvel durante o retorno do Show de abertura o que fez com que ele se ausentasse da abertura oficial da copa no dia seguinte.
Tirando o atraso... muito foda, realmente a copa da africa não é só um evento de celebração esportiva, e um marco dos esportes como ferramenta de integração racial.
ResponderExcluirDessa copa a única coisa que não gostarei de lembrar é a atitude triste da Corea do Norte, marcando os jogos da integração mundial com traços de censura e intolerância.