sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Um dia histórico!

Não é porque o Neymar ficou, não é porque eu sou santista (por mais que alguns só falem que eu sou bairrista).
Escrevo este post ao som de Originais do samba, e embalado por esse ritmo genuinamente brasileiro venho lhes dizer que hoje o futebol brasileiro deu, quem sabe, um dos seus maiores passos na história, e eu tenho a grande satisfação de dizer que Santos Futebol Clube deu esse passo.
Hoje o Santos conseguiu espantar os abutres endinheirados da Europa e mandou os "Blues" pra casa com o rabo entre as pernas. Com uma proposta ousada e com muito apoio de seus patrocinadores, a vila conseguiu fechar um contrato de cerca de R$600.000,00 mais gratificações com Neymar e, juntamente com seu projeto de crescimento como clube para os próximos anos, conseguiu fazer os olhos da jóia mais rara da vila brilharem e se lembrar do sonho de jogar no time. É claro que realmente não custou barato conseguir este feito e deu muita dor de cabeça para o presidente Luís Álvaro que contou com toda a coerência de Neymar pai que foi insistentemente citado como um homem de caráter muito forte e sempre pensando bem em seu filho.
Toda essa história nos faz pensar no que vem ocorrendo nos últimos 20 anos no Brasil, todos os nossos jovens talentos são arrancados pelos clubes Europeus que assediam os garotos com contratos enormes recheados de dinheiro de procedência no mínimo duvidosa, pois as grandes corporações mandam no futebol europeu(e todo mundo lebra da MSI né!!!).
Mas não é só o fato de pagar uma nota para o Neymar ficar, o Santos está com um projeto de crescimento do clube, que não existia na época do Teixeira, mantendo sempre que possível as suas revelações e estruturando o clube. Por mais que tenha vendido o Wesley e o André, o Santos direcionou esse dinheiro para investimento no clube, trazendo K9 e Possebom, contando também com a ajuda de seus patrocinadores. Isso mostra que o Santos quer manter o alto nível, trazendo investimentos para o clube e mostrando que os clubes brasileiros tem plena capacidade de manter seus grandes craques, sem precisar vendê-los em troca de dinheiro que não vai pra lugar nenhum.
É claro que vender jogadores é extremamente necessário para gerar renda, mas não da forma com que é feita hoje no Brasil. Eu realmente me sinto que o nosso futebol serve como linha de produção de jogadores só pra vender, ninguém pode fazer mais de dez gols em um campeonato que já vai pra algum time de fora ganhar a vida, o que geralmente dá errado, como foi o caso de Elano que chegou a pensar em largar o futebol após um temporada na Ucrânia.
Talvez essa atitude do Santos possa abrir os olhos do futbol brasileiro e da CBF, para tentar fazer do futebol Brasileiro o futebol que ele sempre mereceu ser, pois é um absurdo ver os campeonatos europeus com um nível aparentemente mais alto do que o nosso. O Brasil é o maior futebol do mundo e nós não podemos admitir a falta de comprometimento com os nossos jogadores.
Me despeço de vocês com o meu coração de torcedor renovado, mas não pela possível campanha do Santos, mas pelo ótimo futuro que o futebol basileiro pode ter daqui pra frente, só que isso vai depender da atitude dos clubes do nosso brasil.

3 comentários:

  1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  2. E a tríplice coroa é nossa !!!
    rs
    Show de bola , mas será que pagando este salário o Santos vai conseguir segurar mais alguém?

    E que venha o "paitrocionio"!

    ResponderExcluir
  3. E ai maninho...esta arrasando nos textos!!! parabéns!!

    ResponderExcluir

A Paladina do Amor

Tenham paciência, meu processo é difícil, falar sobre isso é difícil, lendo meu último texto comecei a chorar na mesa do trabalho. Quer...