domingo, 25 de julho de 2010

E a Ferrari não aprende.

É incrível acreditar que a Ferrari ainda insiste em acabar com qualquer auto-estima dos seus grandes pilotos.
Agora à pouco, acabou o GP da Alemanha, palco de grandes histórias do automobilismo, e no fim de semana em que a F1 fez 40 anos no autódromo, 10 anos da primeira vitória de Rubinho e 1 ano do acidente que quase matou Felipe Massa.
E foi justamente com ele que a Ferrari fez questão de brincar desta vez, após um erro de Vettel e uma belíssima manobra na largada, Massa assumiu com tranquilidade a primeira colocação do GP que daí em diante se resumiu a uma perseguição louca de Alonso pelo Massa.
Várias coisas muito esquisitas aconteceram, após a troca de pneus, Alonso mostrou uma leve melhora em relação ao seu compenheiro, mas nada demais para passar o brasileiro. Logo depois de uma disputa de posição entre os dois pilotos da Ferrari que foi gerada pelos lerdíssimos carros da Hispânia, que o Espanhol não ganhou, o Rádio de Alonso abriu e o piloto disse a seguinte frese: "Isso é ridículo!", claramente se referindo à defesa de posição de Massa que foi completamente perfeita e dentro das regras. Algumas voltas depois disso o engenheiro de Felipe começou a insitir que o brasileiro afundasse o pé no acelerador, chegando até a falar com veemência e num tom claramente subjetivo: "Felipe, Fernando é mais rápido que você. Você entende isso?". Isso com certeza trouxe um clima muito estranho na corrida, e logo depois o rádio abriu novemnte e seu engenheiro soltou: "Você fez o que pôde, me desculpe" e, por incrível que pareça, na mesma volta Felipe Massa abriu passagem após a freiada do grampo, mas não foi na curva e sim na retomada, claramente tirando o pé do acelerador.
Por mais que Alonso estivesse mais rápido, na disputa pela colocação Alonso certamente ficaria atrás do brasileiro. No final da corrida, após passar em primeiro, Alonso perguntou se o problema de câmbio que fez o Massa perder potência o havia prejudicado na corrida, e rapidamente o seu engenheiro mudou de assunto, ou seja, ao que parece a Ferrari deu a ordem ao Massa e mentiu para Alonso que é famosamente dominador do regulamento da competição e que proíbe claramente qualquer ordem direta da equipe para um piloto ceder posições.
Na minha opinião, Alonso disse aquelas palavras no final para se eximir de qualquer culpa, como fez no caso nelsinho de 2008, mas após àquela frase no início, tenho certeza que ele sabe do ocorrido.
Esperemos que a FIA e seus comissários não cedam à força política da Ferreri e a punam pela nova atitude ridícula da equipe.
Finalizo com a declaração do grande campeão Nick Lauda após a corrida: "VERGONHA!!!".


Massa claramente abatido repete o político abraço entre Schumi e Rubinho em 2002.

2 comentários:

  1. Realmente foi uma vergonha para a equipe d aFerrari, e o mais "estranho" é que sempre o brasileiro que se ferra!!!
    Adorei a forma como foi escrita a matéria , pois mesmo eu que não vi a corrida consegui entender tudo e imaginar como aconteceu...o que também não é dificil quando se trata de FERRARI e suas ordens, não é mesmo?
    Um grande abraço e parabéns.

    Camilla - da IBM

    ResponderExcluir
  2. De fato, vergonha pro esporte. Vergonha pra FERRARI. Vergonha pro Brasil e pra todos que acompanham a Fórmula1. Não é possível que estas atitudes antiéticas e claramente antedesportivas continuem a acontecer e ninguém faça nada!!!


    Vamos esperar que dessa vez os reponsáveis sejam verdadeiramente punidos.

    Parabéns pela matéria maninho!!

    ResponderExcluir

A Paladina do Amor

Tenham paciência, meu processo é difícil, falar sobre isso é difícil, lendo meu último texto comecei a chorar na mesa do trabalho. Quer...